PROCON CARUARU APONTA QUE PROBLEMAS COM SERVIÇOS FINANCEIROS ESTIVERAM ENTRE AS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES RECEBIDAS PELO ÓRGÃO EM 2024

Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (22). (Imagem: Jorge Farias)

Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (22). (Imagem: Jorge Farias)

 

Os problemas com serviços financeiros lideraram o ranking das principais reclamações recebidas pelo Procon Caruaru em 2024, de acordo com levantamento realizado pelo órgão e divulgado nesta quarta-feira (22). Em seguida, aparecem problemas relacionados a serviços essenciais e produtos.

 

No ano passado, o Procon municipal realizou 5.198 atendimentos. Desses, 603 tiveram processos administrativos abertos. Das audiências realizadas, apenas 159 não tiveram acordo. O índice de resolução de demandas submetidas ao órgão em 2024 é de 96,94%, representando que 5.039 consumidores tiveram seus direitos devidamente reparados sem precisar acionar o Judiciário.

 

No ranking realizado pelo Procon, os Serviços Financeiros apresentaram 2.202 reclamações (42,36%), Serviços Essenciais 964 (18,55%), Produtos 859 (16,52%), Telecomunicações 404 (7,78%), Serviços Privados 356 (6,85%), Educação 173 (2,62%), Saúde 136 (2,62%), Transporte 70 (1,35%) e Habitação 34 (0,65%).

 

Também foi divulgado o levantamento sobre as autuações da equipe de fiscalização do Procon no ano de 2024. Foram lavrados 107 autos, sendo eles de relatórios de visita, notificação e constatação. 12 pesquisas do preço médio da cesta básica no município foram realizadas pelo órgão no ano passado, além de duas pesquisas excepcionais que foram as dos preços da cesta de Páscoa e da cesta natalina.

 

Por: Thiago Magalhães

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