Dados foram divulgados nesta quarta-feira (6). (Imagem: Pixabay)
De acordo com dados do Sistema de Contas Nacionais: Brasil, divulgados nesta quarta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2022, cresceu 3,0%, totalizando R$ 10,1 trilhões.
Já o valor adicionado bruto cresceu 3,1%, 2,8 p.p são devido ao crescimento dos Serviços e 0,4 p.p ao crescimento da Indústria. Esses dois setores juntos representam mais de 90% do indicador. O setor de Serviços foi o que mais cresceu, tendo Transporte e Outros Serviços, que inclui categorias de serviços pessoais e serviços profissionais, como as que mais apresentaram crescimento em 2021, após a queda no ano de 2020.
As despesas de consumo final, que compreendem despesas de consumo das famílias, governos e instituições sem fins de lucro, apresentaram aumento de 3,7%. Quando analisado a despesa de consumo final do governo, que engloba as despesas com bens e serviços oferecidos pelo governo à coletividade, observa-se um crescimento de 2,1%. Já o consumo das famílias, que representa 61,4% do PIB, cresceu 4,1%.