Pesquisa entrevistou mais de 2 mil municípios. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, nesta sexta-feira (27), um levantamento que apontou que o Brasil está com desabastecimento de vacinas, entre elas contra Varicela (Catapora) e Covid-19. Essas vacinas são consideradas essenciais pelo sistema de imunização do país. A pesquisa da CNM apresentou dados coletados em 2.895 municípios, onde 65,8% deles afirmaram o desabastecimento de alguma das vacinas. O levantamento foi feito de 29 de novembro a 12 de dezembro de 2024.
Das cidades entrevistadas, 1.516 (52,4%) afirmaram não haver estoque da vacina contra a catapora, o maior número de falta de imunizantes da pesquisa. Na sequência, 736 municípios (25,4%) relataram a falta de imunizantes contra a Covid-19 para adultos, com uma média de 45 dias sem disponibilidade.
“Temos relatos de locais que até recebem algumas doses, mas é insuficiente, logo acaba de novo. Os estoques estão irregulares e a União precisa responder por isso, porque é sua atribuição”, aponta presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
A CNM reforça que é de responsabilidade do Ministério da Saúde comprar as vacinas que são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos estados e municípios do país.
Além das vacinas citadas, a pesquisa apontou a falta de outros imunizantes que são essenciais para a proteção da população. O levantamento completo é possível ser acessado no site da CNM – Pesquisa sobre Vacinas CNM.