(Imagem: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes)
Com a decisão do Ministério da Educação (MEC), divulgada nesta semana, de encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares Pernambuco terá três escolas afetadas. Das escolas, duas estão localizadas em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e uma em Arcoverde, no Sertão do Estado.
Outras duas escolas, de Altinho e Bezerros, no Agreste, também chegaram a aderir ao programa, mas as unidades não funcionam no modelo, segundo as respectivas prefeituras. Nenhuma escola da rede estadual de ensino foi inscrita.
Criado em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e implantado em 2020, o Programa foi revogado pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi informada através de um ofício enviado a secretários estaduais de todo o País. O programa era a principal bandeira do governo Bolsonaro na educação.
No modelo, militares atuam na gestão administrativa das escolas. A parte pedagógica, no entanto, segue com educadores civis. O Ministério da Educação recomendou que a transição das atividades nas escolas seja feita de forma cuidadosa para não comprometer o cotidiano das escolas.