Entrega aconteceu nesta quinta-feira (7) no Palácio do Campo das Princesas.
(Imagem: Miva Filho/Secom)
A governadora Raquel Lyra realizou, nesta quinta-feira (7), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, a entrega dos primeiros cartões de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia. A carteira de identificação valerá tanto para órgãos públicos quanto privados de Pernambuco.
Desde março, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) iniciou um censo online para contabilizar o número de cidadãos diagnosticados com a doença. Foram cadastradas 1.215 pessoas, com informações pessoais e laudo médico. Neste primeiro lote, 430 carteiras serão entregues.
De acordo com o Governo do estado a previsão é de que, até a primeira semana de dezembro, mais 500 carteiras sejam entregues no segundo lote pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres), em parceria com os municípios mais próximos das residências dos beneficiários.
A iniciativa garante que a Lei Estadual n° 16.690 de 2019 seja cumprida. O texto assegura atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia, em todas as instituições e serviços, públicos ou privados, de atendimento ao público, no âmbito do estado de Pernambuco.
A fibromialgia é uma condição que afeta o sistema musculoesquelético, causando dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de falta de sono, cansaço, distúrbios do humor. Pode causar ansiedade e depressão. Em diversas situações, a doença incapacita o desenvolvimento de atividades comuns do cotidiano.