
Neste domingo (20), o mesatenista brasileiro Hugo Calderano alcançou um marco impressionante. Tornou-se o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar a Copa do Mundo de tênis de mesa, realizada este ano em Macau, na China.
Na final, o carioca de 28 anos derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho, superou o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin e o japonês número 3, Tomokazu Harimoto. Em entrevista à Federação Internacional de Tênis de Mesa após o jogo, Calderano afirmou “É uma sensação incrível ganhar esse título”.
A última vez que um atleta não chinês conquistou o título da Copa do Mundo foi em 2017, com o alemão Dimitrij Ovtcharov. Antes de 2025, a melhor campanha de Calderano na competição foi em 2019, quando alcançou as quartas de final.
Em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, Calderano chegou às semifinais e ficou perto da medalha, mas perdeu para o sueco Truls Möregårdh na semifinal e perdeu o bronze para o francês Felix Lebrun. Ainda assim, na ocasião, ele obteve a melhor campanha de um atleta das Américas na história da modalidade na competição.
Com o resultado, o brasileiro sobe da quinta para a quarta posição no ranking mundial. Ele, que é tricampeão individual dos Jogos Pan-Americanos e semifinalista olímpico, acumula 25 títulos no circuito internacional do tênis de mesa.
Por: Carla Nogueira