
(Imagem: Divulgação)
O governo federal vai disponibilizar a partir da próxima quarta-feira (20), o aplicativo Jornada do Estudante para que estudantes do ensino médio matriculados na rede pública possam consultar, se estão contemplados pelo Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC). O novo programa anunciado pelo governo ainda no início do ano, trata-se de uma bolsa de incentivo para que estudantes permaneçam na escola e concluam os estudos.
Segundo o informe da pasta, quem ainda não estiver listado entre os beneficiários do Pé-de-Meia, deve aguardar pois, neste primeiro momento, a lista não é definitiva porque as informações ainda estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo assim mais alunos ainda poderão ser inclusos. As atualizações serão sempre incluídas no aplicativo.
Os valores do programa Pé-de-Meia serão sempre depositados na conta do estudante destinada para o benefício. Os pagamentos serão feitos periodicamente, seguindo o cronograma do programa, tendo na conta do estudante ao final do ano o valor de até R$ 3 mil por beneficiário. Ao final da etapa de ensino, nos três anos, o valor pode atingir R$ 9.200 para cada estudante. Ele foi criado em janeiro deste ano pela Lei 14.818/2024.
O MEC informa aos estudantes, que em caso de aprovação do pagamento do incentivo financeiro-educacional, o aluno encontrará informações como: parcelas de matrícula; calendário de pagamento; identificação de competência da parcela e valor; informações bancárias onde a parcela foi depositada. Para os casos de rejeição do pagamento, o aplicativo informará o motivo da rejeição e apresentará orientações ao estudante para a solução.