
A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) começou nesta terça-feira (3) com números históricos. Mais de 18,6 milhões de estudantes participam da primeira fase da competição, que chega aos 20 anos de existência com cobertura em 99,93% dos municípios brasileiros. Ao todo, 57.222 escolas de 5.566 cidades estão envolvidas — o maior alcance desde a criação do evento, em 2005.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é hoje uma das maiores iniciativas educacionais do país. “A OBMEP alcança os 20 anos de existência plenamente consolidada como um dos principais eventos do nosso calendário escolar, presente na quase totalidade dos municípios brasileiros”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Primeira fase
As provas da primeira fase estão sendo aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento oficial. Os estudantes têm 2h30 para responder a 20 questões objetivas, organizadas em três níveis, de acordo com a escolaridade:
• Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
• Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
• Nível 3: Ensino Médio.
O resultado da primeira fase será divulgado no site oficial da OBMEP no dia 1º de agosto. Os aprovados seguirão para a segunda etapa, que acontece em 25 de outubro, em locais definidos pela organização.
Premiação e incentivos
A olimpíada vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo:
• 650 de ouro,
• 1.950 de prata,
• 5.850 de bronze.
Além disso, serão entregues 51 mil certificados de menção honrosa e, em âmbito estadual, pelo menos 20,5 mil medalhas adicionais.
Estudantes da rede pública que conquistarem medalhas nacionais também ganham o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aprofundamento em matemática e uma bolsa de R$ 300, paga pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Reconhecimento a professores
A OBMEP 2025 também irá premiar 969 professores que se destacarem com seus alunos. Além de diploma, livro de apoio e uma medalha de ouro especial, esses educadores concorrerão a viagens para eventos científicos, incluindo a cerimônia nacional de premiação em 2026 e o prestigiado Encontro do Hotel de Hilbert, que reúne os melhores alunos do PIC em aulas avançadas de matemática.
Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site oficial da OBMEP: www.obmep.org.br.
Por: Wesley Souza