Anúncio aconteceu nesta segunda-feira (23). (Imagem: Felipe Brasil)
Durante vistoria realizada, nesta segunda-feira (23), no local do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a abertura de um decreto emergencial para reconstrução do equipamento de conexão, ainda em 2024, e a abertura de uma sindicância para apuração dos responsáveis pelo desastre.
O ministro estava acompanhado do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador de Tocantins, Wanderley Barbosa.
Segundo Renan Filho a nova estrutura deverá ser entregue no ano que vem. Ele ainda destacou que o DNIT apresenta condições técnicas para a condução dos trabalhos necessários à reconstrução dos caminhos e que os recursos financeiros serão garantidos. Uma quantia entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões é o que está previsto para ser investido na obra.
A Ponte Juscelino Kubitschek está localizada na BR-226, sobre o rio Tocantins, ligando o Maranhão e o Tocantins através das cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O desabamento aconteceu neste domingo (22).