Distribuição de vacinas iniciou nesta terça (22). (Imagem: Triggermouse/Pixabay)
Após repercussão do possível desabastecimento generalizado de vacinas no sistema de saúde brasileiro, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado informando que a situação foi momentânea que já foi resolvida a questão.
De acordo com o ministério, cerca de 1,2 milhão de vacinas contra a covid-19 já estão sendo entregues, a partir desta quarta-feira (23), no estado de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os imunizantes começaram a ser encaminhados na terça-feira (22) e a previsão é de que até a próxima sexta-feira (25), todos os estados da federação já estejam com suas remeças do imunizante.
Ainda no comunicado a pasta destacou que o governo está fazendo investimentos para a compra de vacinas a assim garantir mais vacinas para o Brasil para os próximos anos, além de fazer com o que o preço desses imunizantes possa ser adquirido com menor valor.
“Isso proporcionou também uma redução de aproximadamente 28% no preço da dose unitária, sendo um dos menores preços do mundo”, reforçou o comunicado.
Em 2023, segundo o ministério, o país viveu uma série de desabastecimento generalizado com falta de vacinas pediátricas contra a covid-19, a BCG (contra a tuberculose), a dose contra a hepatite B, a dose contra a poliomielite oral e tríplice viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba).