Ação acontece em todo o país. (Imagem: divulgação/MS)
O Ministério da Saúde (MS), publicou nesta sexta-feira (13) a convocação para estados e municípios de todo o país para a contribuição com o Dia D de Mobilização contra a Dengue. A ação vai acontecer neste sábado (14), com foco principal em chamar a atenção da população para as orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite não só a dengue, como também a zika e chikungunya.
A melhor forma de proteção da população e combate ao mosquito pode ser feita com ações básicas e simples, como não deixar água parada em vasos, garrafas e em locais que sejam expostos e de fácil acesso do mosquito.
Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a participação de toda a sociedade é de extrema importância para o combate. “Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro de casa e descartar corretamente recipientes que acumulam água. Este é um esforço conjunto e contamos com a participação de todos”, afirma a ministra.
Neste sábado (14), agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), estarão fazendo as visitas nas residências em todo o país, a fim de orientar as famílias e auxiliar a eliminar focos do mosquito. Além disso, ações educativas, mutirões de limpeza e outras atividades de conscientização também serão realizadas nas comunidades.
Confira algumas dicas que podem ajudar a manter sua casa segura do mosquito Aedes aegypti:
– Virar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
– Tampar caixas d’água, tambores e cisternas;
– Verifique sempre se as calhas do telhado estão livres do acúmulo de água ou sujeira;
– Mantenha sempre limpo e troque a água de vasos de plantas e pratos;
– Mantenha seu quintal limpo;
– Descarte de forma correto o lixo.
Sintomas da Dengue
A Dengue pode apresentar alguns sintomas, entre eles estão: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas na pele. Caso observado a presença desses sintomas ou suspeita de dengue é necessário procurar atendimento médico imediato.