Trotes representaram cerca de 3,6% de todas as chamadas mensais que o Ciods recebeu em 2024.
(Imagem: Divulgação/SDS)
Os serviços de emergências policiais da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) registraram, através do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), 92.196 trotes para os números 190 e 193 durante o ano de 2024. No total, considerando as ligações corretas e as falsas comunicações de ocorrência, foram realizadas 2.559.096 ligações para o 190 e 193.
De acordo com dados do Ciods, no ano passado os trotes representaram cerca de 3,6% de todas as chamadas mensais que o órgão recebeu. A média de ligações recebidas foi de 7.000 por dia, das quais 252 corresponderam a comunicações falsas de ocorrências.
O gerente-geral do Ciods, coronel Alexandre Tavares, afirmou que a maioria dos trotes recebidos pelos serviços de emergência das Forças Policias são feitos por crianças e adolescentes.
“Por isso, é preciso reforçar a importância de conscientizar a população, incluindo as crianças e adolescentes, uma vez que a prática causa um prejuízo enorme para a Segurança Pública e também para o cidadão que realmente precisa do atendimento. Muitas vezes, o uso correto do serviço ajuda a salvar vidas”, pontuou o gerente-geral do Ciods.
O trote é considerado crime, pelo Artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com pena de um a seis meses de detenção por falsa comunicação de crime, e/ou pena de detenção que pode ir de um a três anos por interrupção ou perturbação de serviço telefônico, telegráfico, telemático ou de informação pública.