Diretora foi afastada do cargo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Nesta semana um vídeo gravado em uma escola municipal da cidade de Tabira, no Sertão de Pernambuco, flagrou o momento em que uma diretora agiu de forma violenta ao direcionar uma menina até a cadeira. A criança possui o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O caso aconteceu na Escola Municipal Edite Leite. A diretora foi identificada como Joseane Barbosa.
No momento a mãe entra na sala e questiona a forma com que a filha foi realocada para seu lugar na carteira e sobre o comportamento de medo em que a filha demonstra estar sentindo com relação a escola.
“Já tem um tempo que minha filha vem demonstrando pavor da escola e relatando que a diretora tranca ela no quartinho”, disse a mãe.
Após repercussão do caso, a diretora foi afastada temporariamente da instituição. A Secretaria de Educação de Tabira emitiu nota sobre o episódio informando o afastamento da diretora para as investigações e repudiou a atitude da mulher.
“A professora Joseane Barbosa Siqueira Ferreira, foi temporariamente afastada de suas funções para garantir a imparcialidade na apuração dos fatos.
A Secretaria de Educação de Tabira reitera sua posição contra qualquer ato de violência dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino e reafirma seu compromisso com o atendimento à comunidade escolar, com dedicação, zelo e seriedade. A fim de assegurar o respeito e bem-estar de alunos e professores, torna-se indispensável a apuração cuidadosa dos fatos”.