
Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir as regras, datas e procedimentos do exame deste ano. Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada na sexta-feira (23), foi divulgado o edital do Enem 2025.
As notas do exame deste ano poderão ser utilizadas para a certificação de conclusão do ensino médio. Além disso, também estará disponível uma inscrição pré-preenchida no sistema para os concluintes da rede pública. Para aproveita-la basta entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas. Segundo o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o objetivo da medida é simplificar o processo e incentivar a participação.
A certificação será voltada para maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada por meio de portaria específica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Porém, o Inep assegura que o retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.
As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira (26) e vão até o dia 6 de junho. Quem quiser participar precisa fazer a inscrição exclusivamente pelo site da Página do Participante.
- Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 11 de junho.
- Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Também não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. No entanto, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Quem precisar de atendimento especializado deve solicitar esse suporte no momento da inscrição. Essa assistência é destinada a pessoas com condições como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outras necessidades específicas.