GOVERNO PREPARA OFENSIVA COM NOVOS PROGRAMAS SOCIAIS EM MEIO À QUEDA DE POPULARIDADE

Pesquisa entrevistou 2.000 eleitores de 16 anos ou mais. (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil/EBC)
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil/EBC

Diante da queda de aprovação nas pesquisas, acentuada por recentes crises envolvendo o PIX, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governo federal prepara uma ofensiva com foco em programas sociais para tentar reverter o cenário.

A partir de junho, uma série de campanhas publicitárias será lançada para promover três iniciativas consideradas estratégicas pelo Palácio do Planalto. A expectativa é que os programas ajudem a recuperar a base de apoio entre famílias de baixa renda, público historicamente alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que, segundo aliados, tem demonstrado sinais de afastamento.

Entre as principais apostas do governo estão:
• Pé-de-Meia: já em execução, o programa oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio para reduzir a evasão escolar.
• Luz do Povo: novo nome da iniciativa que garante gratuidade da conta de luz para consumidores de baixa renda com consumo de até 80 kWh por mês.
• Gás para Todos: amplia a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para famílias inscritas em programas sociais. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, cada família de até quatro pessoas terá direito a seis botijões por ano.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os dois programas na área energética já estão prontos para serem implementados e não representam riscos para o Orçamento. Ele também rebateu críticas sobre o impacto do Luz do Povo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) — subsídio que é rateado entre todos os consumidores de energia —, defendendo que o custo social é justificável diante dos benefícios à população mais vulnerável.

Além desses, o governo espera lançar nos próximos meses o programa Mais Especialidades, voltado à ampliação da oferta de atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do pacote de ações com foco na reeleição de Lula em 2026.

A estratégia inclui forte presença publicitária para reforçar as ações nas áreas de educação, energia e saúde, pilares considerados sensíveis e prioritários para reconquistar o eleitorado popular.

Por: Wesley Souza

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *