
Festival segue até este domingo (04). (Imagem: Miva Filho/Secom)
Na última quarta-feira (30/04) teve início no município de Panelas a 51ª edição do Festival Nacional de Jericos. Nesta edição o evento tem como tema: “Preservar é a nossa tradição” para marcar mais um ano de realização de um dos eventos mais tradicionais da cultura nordestina. Nesta quinta-feira (1º de maio) o festival teve a presença da governadora Raquel Lyra. Para este ano o evento contou com apoio financeiro de R$ 233 mil do Governo se Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Durante o evento a chefe do executivo estadual comentou sobre a importância do festival que ocorre anualmente para o fortalecimento da tradição em Pernambuco.
“São 51 anos do Festival de Jericos aqui na cidade de Panelas, no Dia do Trabalhador, uma grande homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar. Uma história que começou lá atrás, uma homenagem feita para reverenciar a nossa cultura e um animal que é muito importante para o agricultor e agricultora pernambucanos. O Governo do Estado está junto neste evento, que movimenta a economia da região com turistas de Pernambuco e de estados vizinhos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Raquel percorreu as ruas de Panelas ao lado do prefeito da cidade, Ruben Lima, e de outras autoridades políticas. O gestor municipal agradeceu o apoio do Estado ao evento. “Representa muito este apoio e ele reforça a consolidação do evento, que é o maior da nossa cidade e um dos maiores de Pernambuco. A presença da governadora marca a história e a tradição do Festival de Jericos,” disse o gestor.
O Festival Nacional de Jericos acontece até o próximo domingo (04). Confira a programação:
Sexta-feira (02/05)
21h – Maurício Ramalho
23h – Flávio José
Sábado (03/05)
21h – Banda Mamelucos
23h – Edson Gomes
Domingo (04/05) – Missa do Vaqueiro
8h – Concentração dos Cavaleiros e Amazonas
10h – Bênção para os vaqueiros
11h – Premiação
12h – Almoço em praça pública para os cavaleiros e Amazonas
12h – Show com Oliveira de Panelas e Brito Lucena
14h – Show com a Banda 100 Parêa
16h – Show com a dupla Iguinho e Lulinha
Por: Natália Rodrigues.