Processo é obrigatório e deve ser realizado sempre no mês de aniversário do segurado.
(Imagem: Divulgação/Funape)
Estão sendo convocados, pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape), os servidores aposentados e pensionistas do Governo do estado para a realização da Prova de Vida. O processo é obrigatório e deve ser realizado sempre no mês de aniversário do segurado. Segundo a gestão estadual, 108.828 pessoas irão fazer o procedimento.
A Funape vai publicar em seu site oficial, todos os meses, uma lista com os nomes dos servidores aposentados e pensionistas que precisam fazer a Prova de Vida naquele período. A relação com os aniversariantes de janeiro já está disponível no portal da Fundação. Todos os segurados terão o mês seguinte ao do aniversário como tolerância para efetuar a Prova de Vida. Passado o prazo, o benefício será suspenso.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deve baixar o aplicativo Gov.br na loja do seu celular e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não possua. No seu mês de aniversário, o botão da comprovação de vida vai estar marcado com um sinal de alerta. Basta clicar no link e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo. O reconhecimento facial é do beneficiário e não de seu representante legal ou procurador
Caso os segurados não consigam baixar o aplicativo ou encontrem qualquer dificuldade no processo, a Funape orienta que busquem orientações numa das 15 agências da Fundação espalhadas no estado. Em último caso, o segurado ou representante legal ou procurador pode optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional.
Os servidores aposentados e pensionistas que moram em outro país, além do aplicativo, têm como opção levar toda a documentação à Embaixada do Brasil nessa nação e concluir o processo presencialmente. Apenas os pensionistas menores de 16 anos acompanhados de representante devem realizar o procedimento, exclusivamente, numa das agências do Bradesco, em todo território nacional.