
Nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse ao engenheiro pernambucano Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações.
O Ministério das Comunicações está vago desde o início de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares. Ele reassumiu seu mandato como deputado federal.
Com 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, Frederico é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco. Sua indicação foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
O novo ministro estava no comando da Telebrás desde maio de 2023 e atuou por 21 anos na Oi, onde foi diretor de Relações Institucionais por uma década. Mais recentemente, chefiava a área de Vendas Corporativas Governo da Oi Soluções, com foco nas regiões Norte e Nordeste.
A escolha de Frederico ocorre após a recusa de Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara, que havia sido convidado por Lula e chegou a ter seu nome anunciado oficialmente após reunião no Palácio da Alvorada.
Porém, na última terça-feira (22), Pedro Lucas anunciou que não aceitaria a vaga. Em nota, o deputado do Maranhão agradeceu o convite e declarou que “Recebo seu gesto com gratidão e reafirmo minha disposição para o diálogo institucional, sempre em favor do Brasil”.
Integrantes da União temiam que a saída de Pedro Lucas para o governo abrisse espaço para um parlamentar de oposição ao Planalto assumir a liderança da bancada.