
O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir do território brasileiro terminou em falha na noite desta segunda-feira (22). O HANBIT-Nano, veículo desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, apresentou uma anomalia poucos instantes após a decolagem e teve o voo interrompido, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
O foguete foi lançado às 22h13 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. De acordo com a FAB, o veículo chegou a iniciar a subida vertical conforme o planejamento, mas apresentou um problema logo após deixar a plataforma e colidiu com o solo.
A transmissão ao vivo do lançamento, exibida no canal da Innospace no YouTube, foi interrompida segundos depois da decolagem. Antes do corte do sinal, imagens indicavam uma possível explosão. Em seguida, a empresa passou a exibir um comunicado em inglês informando a ocorrência de uma “anomalia durante o voo”.
Em nota oficial, a Força Aérea informou que equipes da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros do CLA foram deslocadas para o local com o objetivo de analisar os destroços e a área da colisão. Segundo a FAB, todas as etapas sob sua responsabilidade foram executadas conforme o planejamento e em conformidade com os padrões internacionais do setor espacial.
As causas da falha ainda não foram divulgadas. Técnicos da Innospace analisam os dados do voo em conjunto com a FAB e demais órgãos envolvidos na operação, batizada de Spaceward. Não houve registro de feridos.
O lançamento do HANBIT-Nano era considerado um marco por representar o primeiro voo orbital comercial realizado a partir do Brasil, ampliando o uso do Centro de Lançamento de Alcântara por empresas privadas estrangeiras.
Por: Bell Pereira