Em visita aos municípios afetados pelas chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, a primeira-dama, Janja, adotou uma cachorrinha que foi um dos animais socorridos por abrigos. No momento Janja estava no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Desde o início das chuvas, o Rio Grande do Sul já teve mais de 341 municípios afetados pelas enchentes.
Na legenda do vídeo, Janja escreveu: “Essa é a Esperança, o mais novo membro da nossa família. Ela foi resgatada em Canoas, em meio à tragédia que aflige o Rio Grande do Sul. São milhares de pessoas e animais que sofrem a consequência da crise climática. Só no abrigo em que a adotamos, são 400 bichos que precisam de alimentos, remédios, cuidado e amor. Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos”, disse a primeira dama apresentando Esperando que deverá ir morar com Janja e o presidente Lula, junto aos outros pets do casal.
O governo federal decretou Estado de Calamidade em mais de 200 municípios gaúchos. Além da ajuda do governo, diversas figuras públicas têm feito campanhas para arrecadar alimentos e doações para o Estado que passa, no momento, um dos seus piores cenários de desastres climáticos.