Empresas terão que se manifestar até 18 de novembro. (Imagem: muratart/Shutterstock)
Empresas aéreas que atuam no Aeroporto do Recife, localizado no bairro da Imbiribeira, foram notificadas por equipes do Procon Pernambuco pela prática recorrente de overbooking. O termo inglês significa “excesso de vagas” e acontece quando determinada companhia aérea vende mais passagens que a capacidade do avião dispõe. O nome técnico para a prática do overbooking é conhecido por “preterição de embarque”.
Foram notificadas as empresas Gol, Latam e Azul, que terão que se manifestar até o próximo dia 18 de novembro. As três companhias terão que apresentar informações sobre a quantidade de ocorrências por overbooking, referentes aos últimos seis meses, além de informar a quantidade de pessoas afetadas no período, bem como as medidas que foram tomadas para a resolução dos problemas causados.
De acordo com o Procon-PE, a ação foi deflagrada devido a uma séria de denúncias feitas por passageiros afetados pela prática. Após a entrega da documentação solicitada, o órgão avaliará as ocorrências e as empresas poderão receber sanções, pela violação às regras consumeristas.