
Serão beneficiadas mais de 8 milhões de pessoas com as obras. (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)
Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está cumprindo agenda no Sertão pernambucano para o evento de assinatura da ordem de serviço para o início das obras da transposição do Rio São Francisco. O evento aconteceu no município de Salgueiro. Para o início das obras foram destinados R$ 491,3 milhões, que segundo o governo, será direcionado para duplicar a capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco.
“Essa obra que nós estamos fazendo aqui não é uma invenção do Lula. Essa obra é um desejo do Imperador Dom Pedro II, desde de 1846. Se a gente for contar quantos anos se passaram desde 1846 até hoje, são 179 anos que se pensa em fazer a transposição do Rio São Francisco. E por que se pensava em fazer a transposição? Não era pra fazer piscina com onda para que os “granfinos” do nordeste pudessem sulfar, como a gente vê na televisão…. Não. Era uma coisa mais simples e uma coisa mais sagrada. A transposição das águas do Rio São Francisco tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo que é o copo de água para beber para 12 milhões de pessoas que viviam no semiárido brasileiro.”, afirmou Lula em seu discurso durante o evento de assinatura.
A expectativa é de que a obra possa ajudar a cerca de 237 cidades nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao todo, mais de 8 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com os investimentos. O planejamento das obras de transposição do Rio São Francisco teve início em 2027, no segundo mandato do presidente Lula.
Por: Natália Rodrigues.