Expectativas são superiores a 2023. (Imagem: Divulgação/CDL Caruaru)
Com pesquisa realizada em Caruaru, a Câmara dos Dirigentes Logistas do município apontou expectativas positivas dos empresários para o Dia das Mães no setor varejista de Pernambuco. Os dados mostram que 70% dos entrevistados esperando um desempenho superior ao do ano anterior, enquanto apenas 6,6% estão pessimistas em relação às vendas.
As perspectivas são fundamentadas em uma economia em recuperação, estratégias de vendas eficientes e o momento favorável dos consumidores. A data deve gerar uma média de R$ 329 milhões em vendas, representando um aumento de 3,96% em relação ao ano anterior e o maior volume de vendas desde 2015. As conclusões são baseadas em dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) a partir de pesquisa especial da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O Presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista afirma que o setor tem buscado se adaptar às demandas do mercado. “Percebemos uma reação do segmento em relação ao mesmo período do ano passado e isso é muito bom. Mostra a capacidade do empresário de se adaptar, se reinventar e estar preparado para atender as atuais demandas, em constante evolução, do consumidor. Também mostra a capacidade de identificar oportunidades de crescimento e melhorias nos negócios”.
Em Pernambuco, essa é considerada a segunda data comemorativa mais importante do ano para o segmento do varejo. O recorte da pesquisa da Fecomércio-PE mostra ainda a tendência pela preferência por presentes de menor custo por configurarem opção mais acessível. Vestuários e calçados configuram maior volume de vendas, estimado em R$133 milhões, seguidos por itens de farmácias e perfumarias, com volume de vendas estimado em R$78 milhões, e itens de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com volume de vendas estimado em R$38 milhões.
Segundo o levantamento da Fecomércio-PE, as principais estratégias adotadas pelos empresários do varejo e serviços na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas cidades de Caruaru e Petrolina para impulsionar as vendas incluem a oferta de descontos (mencionada por 35%), uso de publicidade para atrair consumidores (mencionada por 31%) e a presença online e nas redes sociais para atrair clientes (mencionada por 21%).