CONTA DE LUZ FICARÁ MAIS CARA EM NOVEMBRO COM MANUTENÇÃO DA BANDEIRA VERMELHA

Imagem: (Reprodução/Pixabay)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será mantida no mês de novembro. Com isso, as contas de luz continuarão com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, o mesmo valor aplicado em outubro.

Segundo a agência, o cenário hidrológico desfavorável — marcado por chuvas abaixo da média e reservatórios em níveis reduzidos — mantém elevada a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja geração tem custo mais alto. A decisão busca garantir o equilíbrio no fornecimento de energia em meio à baixa produção hidrelétrica.

A ANEEL destacou ainda que, apesar da expansão das fontes solar e eólica, a geração dessas matrizes é intermitente e não supre integralmente a demanda, especialmente nos horários de pico.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente o custo real da geração de energia elétrica, permitindo que os consumidores acompanhem as variações no sistema e adotem medidas de uso consciente e eficiente da energia, contribuindo para a sustentabilidade do setor elétrico.

Por: Bell Pereira

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *