Aprovação da proposta aconteceu nesta quarta-feira (26). (Imagem: Adriana Franciosi / Agencia RBS)
Foi aprovada, nesta quarta-feira (26), pela Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma proposta que obriga hospitais, maternidades e demais unidades públicas e privadas de saúde a realizarem o teste do olhinho em bebês nascidos no estado de Pernambuco.
O Projeto de Lei que traz essa proposição é de autoria do Deputado Adalto Santos (PP), tendo a Deputada Socorro Pimentel (União) como relatora. Caso o teste do olhinho seja aprovado entre os deputados, ele vai se juntar ao teste do pezinho, já obrigatório no estado.
De acordo com a relatora do projeto, o teste do olhinho tem o objetivo de prevenir doenças futuras como catarata e deformidades na córnea, além de garantir saúde ocular desde a primeira infância.
“Esse projeto trabalha principalmente na prevenção de catarata congênita e de deformidades da córnea. Quanto mais precocemente forem detectadas essas deformidades, essas doenças nos olhinhos das crianças, maior a probabilidade de haver uma recuperação e um tratamento adequado”, destacou Socorro Pimentel.