
O Governo de Pernambuco anunciou a reabertura das inscrições do Concurso Público Unificado (CPU-PE), oferecendo 462 vagas distribuídas entre nove órgãos estaduais. A medida foi adotada após a sanção da Lei Estadual nº 19.050, de 28 de outubro de 2025, que amplia a política de cotas no serviço público, garantindo a reserva de vagas para candidatos Pretos e Pardos, Indígenas e Quilombolas.
O novo prazo de inscrições começa nesta quinta-feira (30) e segue até o dia 28 de novembro. As provas objetivas serão aplicadas nos dias 18 e 25 de janeiro de 2026, conforme o novo cronograma divulgado pela Secretaria de Administração.
Além das 462 oportunidades iniciais, houve acréscimo de duas vagas para o cargo de Gestor Governamental – Controle Interno, ampliando o número total de postos disponíveis.
Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, a estrutura do concurso permanece organizada em três blocos:
Bloco 01: cargos de Formação Específica de Nível Superior;
Bloco 02: cargos que aceitam qualquer área de formação superior;
Bloco 03: cargos de Formação de Nível Médio.
As provas serão realizadas em dez cidades-polo do Estado: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. Os candidatos poderão escolher o local de realização do exame no momento da inscrição.
Mais informações sobre o edital atualizado e o cronograma completo podem ser consultadas no site: www.concursosfcc.com.br
Por: Bell Pereira