COBERTURA DE 15 DAS 16 VACINAS QUE INTEGRAM O CALENDÁRIO INFANTIL APRESENTA CRESCIMENTO, APONTA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Neste ano, 12 imunizantes já ultrapassaram o percentual atingido no ano passado. (Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Com relação ao ano de 2022, o aumento médio foi de 17 pontos percentuais.

(Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

 

Foi registrado, até o mês de novembro, pelo Ministério da Saúde, um crescimento na cobertura de 15 das 16 vacinas que compõem o calendário infantil. Com relação ao ano de 2022, o aumento médio foi de 17 pontos percentuais.

 

Neste ano, 12 imunizantes já ultrapassaram o percentual atingido no ano passado. De acordo com a pasta, até o momento, as principais imunizações já passam da faixa de 90% de cobertura.

 

As vacinas contra a poliomielite (VIP E VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP), estão entre os imunizantes que se destacaram no crescimento.

 

Ainda segundo o ministério, a primeira dose da tríplice viral, que atua na proteção contra sarampo, caxumba e rubéola, passou de 80,7% para 96,3% em menos de dois anos. Já a imunização contra a poliomielite aumentou de 67,7% para 100%.  A primeira dose da tríplice viral, da poliomielite, e da BCG já superaram a meta estipulada.

 

O único imunizante que apresentou queda foi o que protege contra a varicela, devido a problemas de instabilidade no fornecimento da vacina pelos laboratórios fabricantes desde o início do ano de 2022. O Ministério da saúde anunciou que já entrou em contato com três fornecedores para normalizar a distribuição do imunizante nos próximos meses.

 

Até janeiro de 2025, estão previstas a entrega de um milhão de doses por meio de aquisição internacional. Também foram compradas 5,5 milhões de doses do Instituto Butantan, com previsão de entrega no início do ano que vem.

 

Por: Thiago Magalhães

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE