
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforçou nesta segunda-feira (17) o estoque de vacinas contra a influenza para a campanha de imunização. Com a chegada de um novo lote, a dose estará disponível gratuitamente para o público prioritário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e da zona rural até o mês de dezembro.
A estratégia tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus da gripe. O horário de funcionamento para imunização varia de acordo com a localidade: nas UBS da zona urbana, a aplicação acontece das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Já na zona rural, o atendimento é das 8h às 15h, no mesmo período.
Para ser vacinado, o cidadão deve levar à unidade de saúde o cartão do SUS ou o CPF, juntamente com o cartão de vacina para o registro da dose.
A campanha é direcionada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; Integrantes das forças de segurança e salvamento (como policiais e bombeiros); membros das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; adolescentes em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos); população privada de liberdade; pessoas com comorbidades (doenças crônicas); moradores em situação de rua; profissionais dos correios.
Por: Bell Pereira