Benefício começará a ser pago a partir do dia 17 de fevereiro. (Imagem: Pixabay)
Já está disponível para consulta, o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2025. As datas foram definidas em dezembro do ano passado durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Segundo informações do Governo Federal, cerca de 25,8 milhões de trabalhadores vão receber o benefício este ano, o que totaliza R$ 30,7 bilhões.
O benefício começará a ser pago a partir do dia 17 de fevereiro para os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro. Os saques poderão ser feitos até o dia 29 de dezembro, data em que o calendário de pagamento se encerra.
Os trabalhadores vão poder consultar se tem direito ao benefício a partir de 5 de fevereiro, através da Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br, na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158), com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais, e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.
Para ter direito ao Abono Salarial, os profissionais da iniciativa privada e servidores públicos devem ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com uma remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00). Também é necessário que o empregador tenha fornecido os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial, além do trabalhador estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
O pagamento do PIS/Pasep será realizado em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além de agências, lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa. O valor do abono pode variar de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base, podendo chegar até um salário mínimo.
Confira abaixo o calendário de pagamento completo:
(Imagem: Ministério do Trabalho e Emprego)