BRASIL VOLTA A EXIGIR VISTO PARA TURISTAS DOS EUA, CANADÁ E AUSTRÁLIA A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

AEROPORTO-VISTO-EXIGENCIA-BRASILEIRA
Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

A partir desta quinta-feira (10), turistas oriundos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltam a precisar de visto para entrar no Brasil. A medida, anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores, segue o princípio da reciprocidade, uma vez que esses países não concedem isenção de visto aos brasileiros.

A decisão foi oficializada em 2023 e entra em vigor agora, exigindo que cidadãos dessas nacionalidades solicitem o visto de forma eletrônica, por meio da plataforma eVisa. A taxa é de US$ 80,90 (cerca de R$ 479), e o período máximo de permanência permitido é de 90 dias.

O Itamaraty informou que o governo brasileiro mantém negociações com os três países para estabelecer acordos de isenção mútua de vistos. Em publicação recente nas redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a intenção de buscar um entendimento, principalmente com os Estados Unidos, para permitir a entrada de brasileiros sem visto naquele país.

Segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu, em 2024, cerca de 728 mil visitantes dos Estados Unidos, 96,5 mil do Canadá e quase 53 mil da Austrália.

Apesar da entrada em vigor da exigência, o tema segue em debate no Congresso Nacional. Em março, o Senado aprovou um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos dos três países, além do Japão. No entanto, a proposta ainda aguarda análise da Câmara dos Deputados.

No caso japonês, porém, o cenário é diferente. Brasil e Japão já firmaram, em agosto de 2023, um acordo bilateral de isenção de visto para visitas de até 90 dias. A medida está em vigor desde setembro do mesmo ano e terá validade por três anos.

Por: Wesley Souza

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *