APÓS MAIS DE SETE MESES, MÉDICOS PERITOS DO INSS ENCERRAM GREVE E RETOMAM ATENDIMENTOS

Imagem: Reprodução

Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (11). O atendimento nas agências será retomado normalmente a partir da próxima segunda-feira (14), conforme informou o Ministério da Previdência Social.

Com a assinatura do acordo entre a categoria e o governo, os profissionais se comprometeram a repor os dias não trabalhados, e os salários que haviam sido descontados durante o movimento serão restituídos. A paralisação, iniciada em agosto de 2024, foi a mais longa da história da carreira, com a adesão de aproximadamente 10% do efetivo, cerca de 300 peritos médicos.

Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirmou que o acordo firmado não contempla todas as reivindicações da categoria, mas representa um avanço em pontos considerados essenciais, como a anulação de medidas disciplinares e a devolução dos vencimentos cortados durante a greve. A principal demanda dos profissionais era a manutenção de cláusulas do acordo firmado em 2022, que não foram integralmente atendidas.

Durante o período de greve, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o corte de ponto dos grevistas, decisão mantida mesmo após recurso da ANMP. Em paralelo, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Gilmar Mendes, solicitou que a Procuradoria-Geral da República apurasse eventuais abusos no movimento.

O INSS orienta que os segurados que necessitarem de perícia médica façam o agendamento por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para afastamentos de até 180 dias, a recomendação é utilizar o Atesmed, ferramenta que permite a realização de perícia documental de forma online.

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar documento com foto, laudo médico com diagnóstico, exames e prescrições relacionadas ao tratamento.

Por: Wesley Souza

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *