Voo está previsto para o mês de junho. (Imagem: Eduardo Oliveira)
O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou na última semana o início das vendas de passagens aéreas que terão rota do Recife até a cidade do Porto, em Portugal. O anúncio foi feito pelo ministro da pasta Silvio Costa Filho, junto ao prefeito do Recife, João Campos, e representantes da Azul Linhas Aéreas. O principal objetivo é facilitar a conexão de quem viaja de Pernambuco e região para outros países.
A articulação para a nota rota no Recife contou com a participação da Embratur, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, além do ministério do setor. De acordo com a pasta de portos e aeroportos, a conquista visa impulsionar o turismo e as viagens de negócios, beneficiando não apenas o estado, mas todo o Brasil. Além disso, a nova conexão que irá fomentar a geração de empregos e renda nos dois países.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, disse que a nova rota representa o enorme potencial turístico do Brasil. “O Brasil está se reposicionando no mundo, e o crescimento do turismo internacional é prova disso. O mais fascinante no turismo brasileiro é que, dada a dimensão continental do país, todas as regiões estão experimentando avanços significativos. O Nordeste, em especial, tem se destacado de forma única nesse processo”, afirmou.
O anúncio também foi comemorado pelo prefeito do Recife, João Campos, que destacou seu impacto positivo para a cidade e toda a região. “O Recife será o grande beneficiado, com o aumento nas operações e geração de empregos, que é o que buscamos. Isso beneficia desde quem vende espetinho, cervejinha gelada na beira da praia ou caldinho, até grandes grupos hoteleiros e centros de convenções”, disse Campos.
Segundo a previsão dos setores que administram os voos no Recife, o primeiro voo pode já acontecer em junho.