Operação aconteceu entre os dias 6 e 15 de janeiro. (Imagem: Divulgação/PRF)
Nesta quinta-feira (16), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Descanso Legal em Pernambuco. A iniciativa, que aconteceu entre os dias 6 e 15 de janeiro, teve como objetivo reforçar a segurança viária, prevenir sinistros e infrações envolvendo caminhões e ônibus nas rodovias federais.
Durante a operação, foram fiscalizados pelas equipes 407 veículos de grande porte e 394 pessoas, sendo emitidas 504 autuações por diversas infrações. A fiscalização do tempo de descanso do motorista resultou em 162 autuações, a partir da análise do tacógrafo, um equipamento que registra o tempo de direção, a velocidade média e a distância percorrida pelo veículo.
A PRF emitiu 29 autuações devido ao transporte de carga acima dos limites permitidos. Do total de motoristas abordados, 14 não estavam com o exame toxicológico em dia e também foram autuados.
Além dessas, outras infrações como sistema de freios inoperante, pneus em mau estado de conservação e falta de sinalização dos veículos também foram observadas. A fiscalização dos veículos de grande porte continuará a ser realizada no estado, com o apoio dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT) da PRF.