É realizada, durante todo este mês, a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população a respeito do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, o que representa cerca de 29% dos casos de câncer.
A doença se caracteriza pela presença de um tumor que afeta a próstata, não apresentando sintomas em sua fase inicial. Em casos mais avançados, os tumores podem causar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio do exame de toque retal, onde o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata e pelo exame de PSA, onde é medido a quantidade dessa proteína. Caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal, é necessário realizar uma biópsia.
O tratamento vai depender do tamanho e do nível do tumor, podendo ser realizada uma cirurgia para remover a próstata, radioterapia, uso de medicamentos e hormonoterapia.
Ouça abaixo a entrevista sobre o tema com o médico urologista, Dr. Hude Lucena: