Famílias podem se inscrever para o programa. (Imagem: Felipe Correia)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizou na última quarta-feira (24), um encontro voltado ao serviço de Família Acolhedora em Caruaru, a fim de convocar os demais órgãos e serviços a também contribuírem para que outras famílias participem do processo e possam se tornar aptas a receber crianças e adolescentes sob medida protetiva, previsto no Artigo 101 do Estatuto da Criança e Adolescente.
O encontro contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é um programa de acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, que são encaminhadas para residências de famílias acolhedoras cadastradas. O programa também realiza o trabalho de análise para que a criança ou adolescente retorne para a família de origem ou, caso este não seja possível, que ela seja encaminhada para família substituta.
O serviço é composto por uma equipe multiprofissional que é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O Sistema de Garantia de Direitos (SGD) é composto por vários fatores importantes para a garantia do direito das crianças e adolescentes acompanhados pelos serviços.
As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Praça Pedro de Souza, nº 30, bairro Nossa Senhora das Dores.