Decisão foi tomada nesta quarta (17) em votação online. (Imagem: Divulgação)
Os professores e professoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram, nesta quarta-feira (17), em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela Associação dos Docentes da UFPE, aderir ao movimento de greve já deflagrado nacionalmente pelos servidores federais da educação. O processo de votação foi realizado, exclusivamente, de forma online tendo iniciado às 10h e encerrado às 14h.
Nossa produção entrou em contato com a assessoria de comunicação do Campus Acadêmico do Agreste (CAA) em Caruaru, que confirmou a adesão dos professores da unidade à paralisação.
Uma das principais reivindicações da categoria diz respeito ao reajuste salarial de 22%, dividido em parcelais iguais de 7,06% entre os anos de 2024, 2025 e 2026. A solicitação dos profissionais diverge da proposta apresentada pelo Governo Federal que busca conceder um reajuste de 4,5% no próximo ano e em 2026, se juntando ao reajuste de 9% concedido no ano passado.
Representantes do governo buscam chegar a um acordo com a categoria da educação na próxima sexta-feira (19), quando haverá uma nova reunião para tratar das reivindicações colocadas pela classe.