(Imagem: Divulgação)
Professores das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica iniciaram uma greve nacional na última segunda (15), com o objetivo de chamar a atenção do governo federal para o reajuste salarial. De acordo com os docentes, a greve se trata da exigência pelo reajuste de 22,71%, em três parcelas de 7,06%, a serem pagas em 2024, 2025 e 2026.
Até o momento a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não havia dito que iria aderir ao ato. A decisão se dará por meio de votação através de assembleia-geral, que será realizada nesta quarta-feira (17). A reunião foi convocada pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), na sede da entidade, na Cidade Universitária, no Recife, a partir das 10h. A votação será feita de forma online, das 11h às 14h.
Outras unidades da instituição como o Centro Acadêmico do Agreste e o Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado também realizarão a votação para decidir os rumos da greve em Pernambuco.