
Estados e municípios deverão priorizar os grupos prioritários. (Foto: Edmilson Tanaka)
A pasta do Ministério da Saúde comunicou nesta semana a inclusão da vacina contra a Covid-19 no cronograma anual de imunizações do Programa Nacional de Imunizações. A vacina passará a ser anual a partir do próximo ano. De acordo com o ministério, estados e municípios deverão priorizar a imunização das crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, que são:
– Idosos;
– Imunocomprometidos;
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com comorbidades;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
– Pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Pessoas em situação de rua.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, “Além disso, alinhados com a recomendação da Organização Mundial da Saúde recente, a gente passa a incorporar a dose no calendário anual de vacinação para grupos prioritários. Aqui no Brasil, ampliamos um pouco o grupo que a OMS recomenda, que é mais restrito. Vamos, na campanha de 2024, manter os mesmos grupos de 2023. Essas são as duas mudanças fundamentais”, explicou.
Para as pessoas que já receberam as vacinas contra a covid-19 neste ano podem considerar em dia com a caderneta de vacinação. A secretária lembrou ainda que a vacina bivalente segue disponível em todo o país, e recomendou que quem ainda não recebeu a dose este ano busque a imunização.