As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 começam nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 16 de junho.
Principal forma de ingresso no ensino superior nacional, com notas que valem para Sisu, Prouni e Fies, a prova será aplicada em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.
O exame conta com 180 questões — 90 delas no primeiro dia e mais 90 no segundo — e uma redação.
1º dia de prova
No primeiro dia da aplicação do Enem, que neste ano será em 5 de novembro, as 90 questões vão abordar conteúdo de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
A prova terá 45 perguntas sobre língua portuguesa, língua estrangeira (espanhol ou inglês), artes, literatura e tecnologias da informação e comunicação.
As outras 45 questões são voltadas para as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia.
Além de responder a perguntas objetivas, o candidato deve realizar a redação dissertativa-argumentativa com o tema proposto pela prova, geralmente aguardado com muita ansiedade por parte dos estudantes.
2º dia de prova
No segundo dia de aplicação da prova, os candidatos devem responder a mais 90 questões objetivas. Elas são divididas em 45 de ciências da natureza e suas tecnologias, com temas de física, química e biologia, e em 45 voltadas para matemática e suas tecnologias.
Nesse dia, o exame tem duração de cinco horas.
Saiba como pagar
Após a inscrição, aqueles que não foram contemplados com a isenção de taxa devem realizar o pagamento de R$ 85. É necessário acessar a página do participante novamente para gerar a guia de recolhimento da União (GRU).
Serão apresentadas no site as opções de pagamento: boleto, Pix ou cartão de crédito.