
A Prefeitura de Caruaru abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o edital de seleção de artistas que desejam integrar a programação oficial do São João 2026. O processo será realizado totalmente pela plataforma Mapa Cultural e segue aberto até o dia 16 de novembro, às 16h59.
Neste ano, a novidade é que serão lançados dois editais distintos: um específico para propostas na área da Música e outro voltado para diversas linguagens artísticas, como Cultura Popular, Artes Cênicas, Circo, Literatura, Gastronomia, Design, Dança, Audiovisual, entre outras.
Poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos com comprovação mínima de seis meses de atuação cultural, além de pessoas jurídicas (inclusive MEIs) com natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, desde que apresentem exclusividade do artista ou grupo por pelo menos seis meses.
A seleção será feita pela Comissão de Seleção de Propostas do São João de Caruaru, composta por integrantes da Fundação de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. A análise levará em conta critérios como mérito artístico e relevância cultural, com pontuação de até 10 pontos. Proponentes que se autodeclarem como parte de grupos sociais historicamente minorizados terão pontuação adicional.
Os artistas aprovados pelo edital irão compor cerca de 80% da programação oficial do São João de Caruaru 2026, que promete, mais uma vez, movimentar a economia, valorizar a cultura local e atrair turistas de todo o Brasil.
Cronograma do Edital:
Período de inscrições: 16 de outubro a 16 de novembro de 2025
Divulgação dos habilitados (análise documental e heteroidentificação): 1º de dezembro de 2025
Período de recursos da 1ª etapa: 2 a 7 de dezembro de 2025
Resultado dos recursos: 8 de dezembro de 2025
Divulgação das notas das propostas: 12 de janeiro de 2026
Solicitação de súmula: 13 a 15 de janeiro de 2026
Divulgação da grade parcial do São João 2026: 19 de março de 2026
Por: Bell Pereira