
Pernambuco é hoje um dos estados com maior diversidade étnica indígena do Brasil. Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o estado abriga 148 etnias diferentes e conta com uma população indígena de 106.646 pessoas o equivalente à quarta maior do país, ficando atrás apenas de Amazonas, Mato Grosso e Roraima.
O levantamento aponta um crescimento expressivo de 75% em relação ao Censo de 2010, quando foram contabilizados 60.995 indígenas. O aumento é atribuído, entre outros fatores, à estrutura etária mais jovem dessa população, concentrada principalmente entre 10 e 24 anos.
Entre os povos mais numerosos estão os Xukuru, localizados majoritariamente no município de Pesqueira, com 24.281 integrantes, seguidos pelos Pankararú, com 16.945 pessoas.
O Censo também registrou a presença de 55 línguas indígenas diferentes em Pernambuco. No entanto, apenas 3,71% da população indígena declarou falar alguma delas, enquanto 96,2% afirmaram não dominar nenhuma língua indígena.
Em relação à educação, o levantamento mostra que a taxa de alfabetização entre os indígenas pernambucanos é de 82,33%, enquanto 14.197 pessoas declararam não saber ler nem escrever.
Os dados reforçam o papel de Pernambuco como um dos principais centros da cultura indígena no Nordeste, com uma população em crescimento e marcada por uma diversidade étnica e linguística única no país.
Por: Bell Pereira