
Foi aprovado no Senado Federal um projeto de lei que reconhece a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O Projeto de Lei nº 4409/2021, do deputado federal Felipe Carreras (PSB), já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esse espetáculo acontece todos os anos durante a Semana Santa, desde 1968, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus (PE). É considerado o maior teatro ao ar livre do mundo sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A apresentação atrai milhares de visitantes a cada edição, ajudando a movimentar o turismo, fortalecer a economia local e promover um intercâmbio cultural importante.
Com a assinatura do presidente, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém passará a fazer parte oficialmente dos bens culturais imateriais protegidos pelo governo brasileiro, o que garante maior reconhecimento, valorização e apoio para que ela continue sendo realizada ao longo dos anos.