
Abastecimento foi reestabelecido após a operação. (Imagem: Divulgação/Compesa)
Nesta sexta-feira (19) a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), junto a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar, realizou uma operação para combater o furto de água vinda do sistema de abastecimento da Compesa. As ações irregulares foram identificadas na adutora que atende ao distrito de Batateiras, município de Belém de Maria, localizado na zona rural do município da Mata Sul de Pernambuco.
Ao todo, a operação constatou que no local onde foram registrados os furtos de água havia cinco ligações clandestinas, em propriedades privadas e residenciais como chácaras, que retiravam água da adutora. A equipe verificou a extensão de 5 quilômetros da adutora.
A operação resultou na recuperação de aproximadamente 340 mil litros de água por dia, com capacidade de para encher 340 caixas d’água de mil litros ou abastecer regularmente cerca de 2.300 pessoas.
Com a atuação, a companhia ainda realizou serviços de correção de vazamentos e instalação de novos equipamentos no distrito para o retorno a normalidade do abastecimento de água, que em média, destina cerca de 700 mil litros por dia.