(Imagem: Reprodução/Internet)
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão foi assinada nesta quinta-feira (21). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Conhecida como “Qdenga”, a vacina não será aplicada em larga escala em um primeiro momento, como é feito no caso dos imunizantes contra a Covid-19, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses.
A vacinação irá seguir os pré-requisitos como público e regiões prioritárias. Segundo o Ministério da Saúde, a incorporação do imunizante foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) e passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação.
Agora o Programa Nacional de Imunizações (PNI), junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), irá definir a estratégia para a distribuição do imunizante levando em conta o quantitativo disponível e as regiões prioritárias onde a incidências dos casos de dengue tendem a ser maiores. Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.