MEC CELEBRA 95 ANOS COM CORRIDA E CAMINHADA EM BRASÍLIA; LULA PARTICIPA E DESTACA PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA SOBERANIA DO PAÍS

Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O Ministério da Educação (MEC) celebrou neste domingo (28), em Brasília, seus 95 anos de fundação com uma grande corrida e caminhada que reuniu aproximadamente 6 mil participantes, entre servidores, educadores, gestores públicos e membros da comunidade. A programação contou com percursos de 3 km (caminhada) e 5 km e 10 km (corrida), em uma manhã marcada por integração, incentivo ao esporte e valorização da educação pública.

Presente ao evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o papel transformador da educação para o desenvolvimento do país. Em discurso, ele afirmou que políticas públicas educacionais sólidas são essenciais para garantir a soberania nacional. “Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, disse o presidente.

A iniciativa da corrida partiu dos próprios servidores do MEC, que participaram de uma consulta interna para definir a melhor forma de comemorar o aniversário da instituição. A proposta de realizar um evento esportivo ao ar livre, com foco na saúde e na integração, foi a mais votada.

Ao lado de Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou os avanços conquistados por meio de políticas públicas voltadas à inclusão e à democratização do acesso ao ensino superior. Entre os programas citados estão o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o programa Pé de Meia, de incentivo financeiro-educacional, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além do presidente e do titular da pasta, participaram do evento ministros de outras áreas, como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), reforçando o caráter transversal das políticas públicas voltadas à educação.

Ao final da corrida e caminhada, os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas especiais. Todos os demais participantes também foram homenageados com medalhas de participação. Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o país, reforçando o compromisso do governo com a valorização da categoria.

Por: Wesley Souza

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *