
Manifestações podem ser feitas pelo Meu INSS. (Imagem: Natália Rodrigues/Metropolitana FM Caruaru)
Até esta quarta-feira (14) mais de 480.660 pessoas já haviam se manifestaram informando ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre descontos indevidos nos benefícios. As manifestações foram feitas tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS, quanto pelo telefone 135.
Do total de manifestações, cerca de 473.940 informaram não reconhecer o desconto e vínculo com a entidade indicada. E um total de 6.720 (1,4%) finalizaram a manifestação, ou seja, reconheceram que autorizaram o desconto associativo.
De acordo com Gilberto Waller Jr., presidente do INSS, todas prejudicadas serão ressarcidas. “Fiquem tranquilos! Hoje foi somente o primeiro dia, por isso é natural que a expectativa seja maior. Todos que foram prejudicados serão ressarcidos. Não há prazo, nem pressa. Todos vão ter a possibilidade de se manifestar.”
Recentemente o esquema de fraudes no INSS foi descoberto através da Operação Sem Desconto, que identificou registros da fraudes desde 2019, quando empresas promoviam descontos associativos indevidos e sem autorização dos beneficiários.