FURTO DE ENERGIA: FÁBRICAS DE BRINQUEDOS E DE PNEUS SÃO PEGAS CONSUMINDO ENERGIA DE FORMA IRREGULAR, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Furto de energia é crime previsto em Lei. (Imagem: Divulgação/Neoenergia)




A Neoenergia Pernambuco divulgou nesta semana que foram identificados mais dois furtos de energia elétrica no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a empresa, duas fábricas localizadas no bairro de Barra de Jangada estavam consumindo energia de forma irregular. A fábrica de brinquedos localizada na Rua Catanduvas possuía uma ligação direta na rede de distribuição para alimentar parte das máquinas utilizadas na confecção dos produtos. Já a fábrica de pneus da Rua Guapirama estava com duas das três fases também conectadas na rede, sem passar por nenhum tipo de medição por parte da distribuidora.


Juntas, as duas unidades consumidoras foram responsáveis pelo desvio de aproximadamente 80 mil quilowatts-hora, o suficiente para abastecer cerca de 670 residências pelo período de 30 dias. As duas fábricas foram mapeadas pela central de inteligência da empresa de forma antecipada e, ao chegar nos locais, as equipes técnicas identificaram os desvios.


Segundo a distribuidora, este tipo de irregularidade gera risco de segurança para os funcionários das fábricas e para a população em geral, pois existe a possibilidade de acidentes até mesmo com quem passa na rua, além de impactar na qualidade e continuidade no fornecimento de energia. Como a rede elétrica é dimensionada para atender uma demanda energética, qualquer alteração de grande porte, como foram os dois casos, influencia todo o bairro.


O furto de energia é considerado crime previsto em Lei. O artigo 155 do Código Penal Brasileiro prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa referente a toda energia consumida e não faturada.




Fonte: Neoenergia

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *