
(Imagem: Reprodução/Internet)
Trabalhadores e trabalhadoras de todo o país esperam ansiosos para esta quarta-feira (20). O motivo é o pagamento da tão esperada segunda parcela do décimo terceiro salário. Todos os empregadores devem ficar atento, pois a data limite termina hoje.
A primeira parcela já chegou nas contas dos trabalhadores com contratos pelo regime CLT desde o último dia 30 de novembro.
A previsão da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), é de que apenas a segunda parcela do salário extra injetará R$ 106 bilhões na economia até o fim do ano. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cada trabalhador recebeu, em média, R$ 3.057 de décimo terceiro neste ano.
Para quem é aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o pagamento do décimo terceiro foi antecipado para os meses de maio a julho.
Pela Lei 4.090/1962, que garante no Brasil a gratificação natalina, tem direito ao décimo terceiro salário os aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.