
Reservatório atende a 11 municípios. (Imagem: Divulgação/Compesa)
A Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no Agreste, enfrenta um dos seus piores períodos de escassez. Com a falta de chuvas na bacia hidrográfica que alimenta o reservatório, a barragem vem atingindo níveis críticos de sua capacidade. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) atualmente Jucazinho está com apenas 3,47% de sua capacidade total de água.
O que preocupa o órgão é que o sistema de Jucazinho é responsável pelo abastecimento em 11 municípios da região Agreste, sendo eles: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama (Tramo Norte) e Cumaru, Passira e Riacho das Almas. Além das cidades de Bezerros e Gravatá que recebiam reforço da barragem, porém estão sem esse suporte e sendo atendidas apenas pelos mananciais locais. Segundo a Compesa, o sistema está operando com apenas 150 litros de água por segundo (l/s) para o Tramo Norte, devido à situação de pré-colapso, quando a produção normal seria 970 l/s (Tramo Norte e Sul).
Essa situação, que limita o sistema a operar com apenas 15% da sua capacidade nominal e que está comprometendo o abastecimento dessas cidades, agravou-se nos últimos dias em decorrência de dois fatores: um deles foi a necessidade de realização de intervenções emergenciais para a exploração da reserva técnica do manancial.
A cidade de Bezerros que é atendida pelo sistema Jucazinho e Brejão está em situação crítica, pois ambas as barragens estão em colapso (Brejão | 6,88%). Com a redução na produção, algumas áreas estão com um sistema de rodízio de até 14 dias sem água. Essa situação poderá ser revertida caso Jucazinho volte a acumular água, mas para isso é preciso que a situação das chuvas também melhore no Estado.
Já em Caruaru, que também era atendida pelo Sistema Jucazinho, está recebendo água vinda através da Adutora do Agreste pela transposição feita pelo Rio São Francisco, com um volume de 400 l/s. A saída de Caruaru do complexo de abastecimento de Jucazinho possibilita que rede de abastecimento de água possa atender a outras cidades que tem a água vindo do sistema Jucazinho.