(Imagem: Prefeitura de Olinda)

(Imagem: Prefeitura de Olinda)

Nesta segunda-feira (19), o Governo de Pernambuco reuniu-se com a imprensa de todo o Estado para divulgar o balanço geral do Carnaval 2024. Para as festividades carnavalescas nos diversos município pernambucanos, o governo destinou cerca de R$ 20 milhões, montante duas vezes maior do que em 2023.



De acordo com o anúncio, o Carnaval de Pernambuco foi composto teve a contratação de 1.038 artistas, 40% deles grupos de cultura popular.



Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula o objetivo da pasta neste ano era incentivar a cultura através da grande folia momense. “Nós aumentamos o investimento para que pudéssemos promover um Carnaval melhor e mais seguro. Os foliões também puderam conferir atrações culturais de outras regiões do Estado, mas também muitos técnicos e artistas locais. Nós queríamos fomentar a nossa cultura por meio do Carnaval”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.



Neste ano, figuras históricas do Carnaval estiveram presentes não só em suas terras de origem como também circulando em outros carnavais como foi o caso do Homem da Meia-Noite, de Olinda; os Papangus de Bezerros; e os Caiporas em Pesqueiras.



Outra medida foi a realização de 50 apresentações culturais em instituições públicas de ensino em diversas cidades do Estado.”O objetivo era trazer conhecimentos sobre a cultura popular de Pernambuco para que os estudantes possam vivenciar e valorizar os nossos bens culturais, e o Carnaval é uma ótima oportunidade para isso”, explicou Renata Borba.



TURISMO

 

De acordo com dados da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, mais de 2 milhões de pessoas (2.352.791) vieram visitar o carnaval do Estado. Desses, 2,6% representaram turistas estrangeiros, sendo dos seguintes países: Portugal (28,71%), Argentina (17,82%) e França (8,91%).



Durante as folias carnavalescas, o movimento econômico no Estado foi de R$ 3,05 bilhões, um aumento de 9% com relação ao ano passado e de 30% se comparado a 2020. Dos visitantes, 94% responderam que se sentiram satisfeitos com o Carnaval de Pernambuco e afirmaram que voltariam ao Carnaval pernambucano. A pesquisa realizada pelo governo apontou como destaque os carnavais de Bezerros e Pesqueira.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE